Diferentemente do que muitos pensam, a marca não consiste somente num elemento de identificação visual. Na verdade, a marca é um inquestionável ativo do negócio, visto que ela é um elemento de diferenciação dentro do mercado em relação à qualidade do produto ou serviço fornecido ou prestado por uma empresa.
Além de servir como identificação e de ser um ativo financeiro muito valioso para as empresas, podendo ser utilizada inclusive como garantia perante as instituições financeiras para obtenção de crédito ou pagamento de dívidas (brand equity)[1], a marca representa outros tipos de benefícios para os consumidores, os quais agregam valor às empresas, sendo eles o benefício funcional, emocional e da autoexpressão.
O benefício funcional consiste na resposta da simples pergunta “O que a marca é”? A Coca-Cola, por exemplo, através apenas de sua marca traz a ideia de uma bebida que mata a sede com sabor. Já o benefício emocional carrega a sensação que o produto designado pela marca produz, os bons sentimentos que os consumidores têm em utilizar respectivo produto. Os diversos produtos da Johnson & Johnson, por exemplo, carregam o cheiro de bebê e cuidado maternal, remetendo aos consumidores momentos de infância, conforto e carinho. Por fim, o benefício da autoexpressão consiste na forma com que o consumidor se expressa ao adquirir um produto de determinada marca, como uma mulher que, ao comprar uma bolsa da Chanel, sabe que será encarada pela sociedade como uma mulher elegante e poderosa.
Diante disso, surgem as perguntas: Por que diversas empresas ainda não possuem o registro de sua marca?
Os motivos podem ser os mais diversos possíveis, mas o fato é que o registro da marca é de extrema importância para a segurança comercial e financeira das empresas, visto que é através dele que você garante que aquela marca seja única e seja sua. Como bem disse Albert Einstein: “Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.”
[1] Valor agregado de um produto ou serviço graças a força que a marca conquistou no mercado.
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